Notícias

Saúde física é tema de palestra na sede do CIEE / MG na capital mineira

Colaboradores participaram de uma conversa repleta de informações sobre alimentação saudável e qualidade de vida

Dando consecussão às atividades que estão sendo realizadas em setembro, em decorrência do projeto Saúde Mental, Física e Social, foi realizada na sede administrativa do Centro de Integração Empresa-Escola de Minas Gerais (CIEE / MG), no último dia 18, uma palestra com o tema "O poder transformador da alimentação saudável e da atividade física!". A palestrante convidada para tratar do assunto foi a farmacêutica e nutricionista Fernanda Pena. 

Divulgação - CIEE / MG

A farmacêutica e nutricionista, Fernanda Pena, ministra palestra para colaboradores do CIEE / MG

Fernanda é bacharel em Farmácia pelo Centro Universitário Newton Paiva e em Nutrição pelo Centro Universitário Faminas. Atualmente a palestrante exerce ambas as atividades de formação. Como farmacêutica, é diretora técnica e sócia-proprietária da empresa Drogananda Ltda. e membro da diretoria do Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos Do Estado de Minas Gerais – Sincofarma-MG. Como nutricionista, atua em consultório particular como profissional liberal.   

Com o objetivo de instigar a curiosidade da plateia sobre nossos pensamento sobre as refeições que fazemos, a palestrante trouxe as seguintes indagações: "Por quê comemos?" e  "O que será mais adequado comer?” 

O ato de comer tem como objetivo a produção de energia para o corpo e a nossa vida depende das mais variadas funções que o corpo realiza. Este, só funcionará de forma correta quando devidamente energizado. De acordo com Fernanda, aspectos emocionais vão influenciar na nossa alimentação, bem como aspectos sazonais e sociais. "Os seres humanos são os seres mais complexos na escala evolutiva, sendo assim, são os que mais devem ser exigentes ao pensar na qualidade de sua alimentação", destacou. 

"Os seres humanos são os seres mais complexos na escala evolutiva, sendo assim, são os que mais devem ser exigentes ao pensar na qualidade de sua alimentação"

 

E o que devemos pensar ao escolher alimentos? Para responder a essa indagação, a palestrante ressalta que devemos buscar um equilíbrio entre concentração de nutrientes por caloria, dando preferência aos alimentos que nos ofereçam energia e proteção para a saúde do nosso corpo. Priorizar a escolha de alimentos in natura, ao invés de alimentos processados, também é uma excelente opção para a nossa saúde.

Entrentanto, devemos tomar cuidado com o equilíbrio no consumo dos alimentos, em especial aqueles denominados Superfoods, ou Superalimentos. "São alimentos que possuem alta concentração de vitaminas em pequenas porções. Quanto maior for a concentração de determinado superalimento, em igual proporção deveremos ter cautela para consumí-lo. A informação adequada e a orientação de um profissional são importantes para escolher o que, em que quantidade e como devem ser consumidos os Super Alimentos", esclarece Fernanda.

Os superalimentos e os alimentos orgânicos são diferentes. Os orgânicos são cultivados em áreas controladas, mas não são necessariamente superalimentos, para de fato ser considerado um superalimento, depende da forma de cultivo e também da concentração de nutrientes e vitaminas. A palestrante apresentou uma lista de superalimentos que conta com nomes conhecidos, como a chia, o dente-de-leão, o chá-verde, a semente de girassol, o mel, dentre outros que são extremamente ricos em vitaminas. 

A nutricionista também abordou a relevância da dieta como parte da rotina para a vida. Fernanda compartilhou dicas e recomendou que as pessoas interessadas na alimentação saudável devem incorporar e manter hábitos saudáveis que são para a vida inteira. Foram compartilhados exemplos de pacientes que obtiveram resultados positivos para mostrar a importância da consistência ao praticar uma dieta. "O hábito da consistência deve ser cultivado, pois se trata de um compromisso seu com seu próprio corpo. Não devemos quebrar esse compromisso e precisamos lutar contra o discurso do ´não posso´ e mudá-lo para o ´não quero´. As pessoas não podem obrigar você a fazer aquilo que você não quer e, dessa forma, a prática da dieta se torna mais fácil. Nos esquivamos da pressão social imposta sobre as pessoas praticantes da dieta", acrescentou. 

Além das dicas para suplementação com ênfase em academia, Fernanda prestou informações e orientações sobre alimentação antes, durante e após o treino. "O nosso corpo passa por um processo de regeneração após o treino, se temos muita fome ou pouca fome, estes são sinais que devem ser observados para melhorar o desempenho", aponta.

Sobre suplementos, Fernanda esclareceu aos participantes que são alternativas rápidas e práticas para as pessoas com um perfil e com uma rotina específicos que geralmente são adeptos de atividades físicas intensas e que não conseguem, em virtude da rotina de trabalho e de outras atividades, disponibilizar tempo para ingerir a quantidade de proteína necessária ao corpo somente por meio da alimentação. "Se o atleta consegue suprir as proteínas perdidas no treino com a alimentação, não precisa suplementar. Mas existem pessoas que não conseguem repor a quantidade de proteínas necessárias ao corpo com a alimentação. Nestes casos, a suplementação é a melhor opção com o acompanhamento e a orientação profissional", destaca.

Em um momento final, Fernanda tirou dúvidas dos participantes da palestra sobre alimentação e nutrição de forma geral. Em considerações finais, a palestra correu bem e agregou muito em conhecimento e informação, é correto afirmar que o objetivo foi cumprido e que todas as pessoas que estiveram presentes, vão pensar melhor sobre alimentação e aplicar os aprendizados no cotidiano. 

Divulgação - CIEE / MG

Fernanda Pena e Kleber Colomarte (esq.) ladeados pelos colaboradores do CIEE / MG

Notícias relacionadas