Notícias

No Dia do Estagiário, Olhe prá frente!

   

Saiba mais sobre o Dia do Estagiário e conheça o depoimento de um profissional bem-sucedido que passou pelo estágio intermediado pelo CIEE / MG durante a graduação

  

Ao frequentarmos os bancos das escolas, é muito comum o alerta docente para que os alunos prestem atenção nas suas atividades avaliativas. Assim, ficou bastante conhecida a expressão “Olhe prá frente! A sua prova é individual”.

Os professores estão cumprindo o papel de ensinar e preparar seus alunos para o enfrentamento das provas e dos desafios que a vida colocará diante de cada um deles. Neste momento, o conhecimento individual adquirido fará toda a diferença.

Para cada aluno haverá um objetivo distinto, os sonhos e as expectativas pessoais e profissionais são os mais variados. Por isso, no processo de aprendizagem, compreenderão que, solitariamente, deverão enfrentar os osbstáculos e buscar soluções para os problemas vindouros.

Na medida em que amadurecemos, os obstáculos vão ficando maiores. No caso dos adolescentes e jovens, estes encaram de frente o desafio de ingressar no mercado de trabalho. Uma das principais portas de acesso ao mundo corporativo é o programa de Estágio por meio do qual é possível agregar conhecimento prático à teoria assimilada na escola.

A lei nº 11.788 foi promulgada em 18 de agosto de 2008 com o objetivo de regulamentar as contratações de estagiários em todo o país. Ficou conhecida como Lei do Estágio e comemora quinze anos em vigor neste ano. A data da promulgação deu origem à comemoração do Dia do Estagiário.

A prática do estágio tem efeito impactante na trajetória profissional dos estudantes. Nesta data importante, o Centro de Integração Empresa-Escola de Minas Gerais (CIEE/MG), homenageia a todos os estagiários e também os estudantes que sonham com um futuro melhor.

   

Carreira bem-sucedida – Maycon Miranda é um ex-estagiário que um dia sonhou com uma carreira de sucesso. Ele olhou para a frente e perseguiu seus objetivos. Hoje, ele pode compartilhar sua trajetória bem-sucedida para inspirar outros jovens e estudantes.

Maycon conheceu o CIEE/MG quando procurava desesperadamente no mercado de trabalho uma oportunidade de realizar estágio na área de Administração. Ao tomar conhecimento da existência da instituição, imediatamente realizou seu cadastro e, para a sua surpresa, apenas uma semana depois, conseguiu uma oportunidade de estágio na área de telemarketing, onde adquiriu ensinamentos que utiliza até hoje. “O aprendizado que obtive através do estágio, ainda utilizo como gestor, e pretendo levar isso por toda a vida”, enfatiza.

   

CIEE/MG-Sede

Maycon Miranda: de estagiário a gerente de Relacionamento do Sicoob

   

Depois do estágio e de outras oportunidades de trabalho na área financeira, Maycon buscou novos conhecimentos e formações nas áreas de Gestão Financeira e Gerenciamento de Projetos. Atualmente, comemora 18 anos no Banco Sicoob, considerado o maior sistema financeiro cooperativo do país.

“ O início foi difícil, assim como é para todo jovem e o meu começo foi como caixa no banco. Passei por diversas áreas até chegar ao cargo que ocupo atualmente que é a gerência de relacionamentos.  Acredito que o estágio seja apenas a primeira das muitas portas que se abrirão na carreira do jovem. Para que os nossos sonhos individuais se tornem realidade, devemos sempre acreditar no nosso potencial, mantendo a fé diante das dificuldades. Devemos continuar trabalhando duro e buscando aperfeiçoamento que os resultados certamente surgirão”, complementa Miranda.

Notícias relacionadas

Fectipa-MG realizou o evento "Aprendizagem em Foco" que reuniu entidades capacitadoras e aprendizes em um ambiente de debate e troca de experiências …

Leia mais