Notícias

Inadimplência na educação superior e os desafios de continuar no estágio

1,6 milhão de estudantes de 10 redes particulares de ensino superior estão inadimplentes e muitos deles correm o risco de perder suas vagas de estágio

Dados recentes da SERASA refelam que 1,6 milhão de estudantes, de dez redes particulares de ensino superior espalhadas pelo país, estão inadimplentes.

Em virtude do trancamento da matrícula, os estudantes perdem o vínculo com a instituição de ensino e passam a lidar com a frustração de ver cada vez mais distante o sonho da conclusão de um curso superior. Muitos desses estudantes são estagiários e ainda correm o risco de perder a tão almejada oportunidade de ingresso no mercado de trabalho.

De acordo com os dados da SERASA, recentemente divulgados em uma matéria jornalística da Rede Globo, 38% da inadimplência na educação superior tem como causa o desemprego. Cerca de 17% dos inadimplentes que optaram pelo trancamento da matrícula nas faculdades priorizaram o pagamento de outras contas e 11% dos entrevistados relataram que o motivo da inadimplência envolve a redução da renda familiar.

Em Belo Horizonte, algumas instituições de ensino estão buscando e oferecendo alternativas de negociação das dívidas com os estudantes para que estes tenham condição de optar pela rematrícula. 

Clique aqui e assista a matéria completa exibida pela Rede Globo em 08/02/2023

Notícias relacionadas

Turma no ensino técnico de recursos humanos conhecem a sede na capital mineira  No dia 07 de Janeiro, o Relações Públicas do Centro de …

Leia mais