Notícias

Estresse no trabalho: pesquisa aponta principais causadores e gerações mais afetadas. Saiba como tratar o problema

Você se sente estressado no ambiente de trabalho? Apesar de sabermos que isso aflige todas as gerações, uma recente pesquisa da Betterfly (plataforma de benefícios corporativos que integra bem-estar, proteção financeira e impacto social) indica que a geração Z (1995-2010) se sente mais desgastada, pois 60% dos integrantes da geração afirmam se sentirem exaustos, pressionados e sobrecarregados. Na sequência, vem a geração Millennials (1981-1995) em que 57% afirmam estar sobrecarregados e em seguida a geração X (1965-1981) com 50%. 

Principais causadores 

Dentre os pontos que causam um clima ruim no ambiente de trabalho e contribuem para a sobrecarga mental, os mais citados pelos entrevistados foram: 

- Excesso de tarefas 

- Falta de reconhecimento 

- Tratamento injusto.  

Todas as gerações presentes na pesquisa também afirmaram que gostariam de melhores ofertas de benefícios por parte das empresas.  

Como atenuar os efeitos

Um artigo recém publicado de Elizabeth Grace Sauders, Coach de gerenciamento de tempo, intituladoConstruindo hábitos saudáveis quando você está realmente exausto, oferece algumas dicas para atenuar os efeitos do estresse e da exaustão, dentre os quais destacamos:

Descanse corretamente: programar seu despertador para cerca de 30 minutos antes da hora de dormir, use esse tempo para se desligar, evite telas, bebidas e outros estimulantes que podem atrapalhar seu sono. 

Hidratação e nutrição: um corpo bem hidratado tem maior capacidade de concentração e menos sensação de fadiga. Estar bem nutrido e hidratado afeta diretamente no seu bem estar. Comesse estipulando uma quantidade ideal de água a beber por dia, e tente organizar suas refeições para 3 em 3 horas.  

Atividades físicas: o sedentarismo é um dos maiores aliados do mal estar, lembrando que isso não implica necessariamente em ter um corpo esbelto e definido, e sim manter o hábito de se exercitar frequentemente (cerca de 25 minutos de atividades cardiovasculares ao dia), a especialista afirma que os exercícios dão mais disposição para o dia-a-dia e melhoram o humor. De preferência exercite-se na companhia de um amigo ou um profissional. 

As dicas acima são úteis se incorporadas ao nosso dia a dia, pois precisamos de tempo para muidar os nossos hábitos para um cotidiano mais saudável e, consequentemente, menos exaustivo. Isso acontecerá de forma gradual, sem pressa. Aliás, a pressa pode se tornar mais uma fonte de desgaste emocional. 

Como a empresa pode cuidar de seus colaboradores? 

Para evitar esses problemas, e consequentemente o desgaste dos colaboradores, a empresa precisa desenvolver com precisão um programa de bem-estar multigeracional, visando melhorar o ambiente de trabalho, trazendo conforto e segurança, de um modo que se adapte às necessidades e objetivos de cada colaborador. Também é necessário oferecer amparo e auxílio psicológico de qualidade para aqueles que necessitam. É tarefa da empresa zelar pelo bem-estar de cada integrante, afinal um colaborador com uma boa saúde mental está mais alinhado com os objetivos da empresa, apresenta um melhor rendimento e está mais satisfeito profissionalmente.   

Assistências para estagiários e aprendizes do CIEE/MG - Ao ingressarem no mercado de trabalho por meio dos programas de Estágio e de Aprendizagem oferecidos pelo Centro de Integração Empresa-Escola de Minas Gerais (CIEE/MG), jovens e estudantes gozam de assistências exclusivas, destinadas a orientar e auxiliar em situações cotidianas de ordem pessoal, familiar ou profissional. A instituição oferece gratuitamente assistências nas áreas social, fitness, nutricional, desenvolvimento profissional e psicológica. 

Os departamentos de RH, Administrativo e Pessoal das empresas conveniadas com a instituição, também podem contar com as assistências no apoio à gestão do estagiário acerca de questões relacionadas aos temas abordados por cada uma das assistências acima elencadas. 

No caso da assistência psicológica, o objetivo é disponibilizar apoio e orientação psicológica em situações de forte impacto emocional tais como: perdas, luto, acidente, doenças graves, envolvimento com álcool e drogas, assalto, roubo, aposentadoria e envelhecimento. Tem o propósito de abordar e aliviar a situação-problema vivenciada tanto pelo estagiário ou pelo aprendiz quanto pelos supervisores e gestores desses programas. 

Saiba mais sobre as assistências oferecidas pelo CIEE / MG em Assistências para Estagiários e Aprendizes do CIEE / MG | Portal CIEEMG 

Notícias relacionadas

Turma no ensino técnico de recursos humanos conhecem a sede na capital mineira  No dia 07 de Janeiro, o Relações Públicas do Centro de …

Leia mais