Notícias

Estágio, Aprendizagem e Ingresso no mercado de trabalho

Pesquisas indicam que os jovens estão entre os principais grupos que enfrentam desafios no mercado de trabalho. Com o avanço da pandemia da Covid-19, o cenário, que já era ruim, piorou muito, com o aumento dos “nem-nem”, ou seja, aqueles jovens que não estudam e nem trabalham. Em um país em que as desigualdades sociais e educacionais são abissais, a camada dos mais vulneráveis sofre por não ter também acesso a serviços públicos e educação de qualidade.

De acordo com a FGV Social, o período de pandemia está sendo marcado por perdas trabalhistas de ocupação para o conjunto dos jovens, ampliando sobremaneira a magnitude das mesmas observadas nos últimos seis anos. Só na pandemia a desocupação na faixa de 15 a 29 anos subiu de 49,37% para 56,34%. Este é o fator dominante exercido nas medidas do uso do tempo dos jovens.  

Por outro lado, o levantamento da FGV Social revelou queda da taxa de evasão escolar durante a pandemia, que se faz presente em todos os grupos jovens, atingindo o nível mais baixo da série em 2020 com 57,95% de 15 a 29 anos, era 62,2% em 2019. Mas não há nada a se comemorar é que a combinação entre falta de oportunidades de inserção trabalhista com menor cobrança escolar - presença e aprovação automática - devem ser a origem da menor evasão.

O Centro de Integração empresa-Escola de Minas Gerais entende que incentivos à jornada reduzida de trabalho juvenil é uma boa alternativa para a qualidade de ensino e evitar a evasão escolar. Nesse sentido, programas como o de Aprendizagem e o de estágios para estudantes são instrumentos eficazes para qualificação profissional desses jovens e sua inserção no mercado de trabalho.

Só para se ter uma ideia, o número de vagas de estágios para estudantes do ensino médio e educação superior vem registrado crescimento mês a mês neste ano, após uma queda de cerca de 30% no ano passado devido aos efeitos da pandemia sobre a economia brasileira. Em relação ao programa Aprendiz Legal, o número de jovens beneficiados retomou ao cenário pré-crise em Minas Gerais e com tendência de crescimento.

O CIEE/MG vem trabalhando junto aos seus parceiros – empresas e organizações privadas e púbicas- no sentido de promover o aumento de vagas e oportunidades de estágios e de aprendizagem para os jovens. Com o engajamento de todos é possível atender a esses jovens, facilitando a qualificação profissional e seu acesso ao mercado de trabalho. Mas é preciso que o empresariado entenda a importância do seu papel social na formação profissional do jovem oferecendo-lhe uma oportunidade de atuação no ambiente corporativo.

Neste sentido, o mês de Agosto será muito especial. Em primeiro lugar porque no dia 18 é comemorado o Dia do Estagiário e o CIEE/MG se orgulha de, ao longo de mais de quatro décadas de atuação em território mineiro, ter inserido quase meio milhão de jovens no mercado de trabalho, por meio do programa de Estágios que oferece. Em segundo lugar porque na mesma semana em que esta data tão especial é comemorada, ocorre a Semana da Aprendizagem.

Durante a Semana da Aprendizagem, entre os dias 16 e 20 de Agosto, diversas entidades capacidadoras parceiras da Fundação Roberto Marinho no Brasil inteiro, incluíndo o CIEE / MG, realizarão atividades e colocarão em pauta assuntos que são de interesse dos candidatos ao programa Aprendiz Legal.

Em Minas Gerais, no dia 17, às 9 horas, entidades que integram o Programa Descubra promovem live para comemorar os dois anos do programa em território mineiro.  O Descubra, que o CIEE/MG apoia, tem o propósito de ampliar as oportunidades de inclusão de adolescentes e jovens em condição de vulnerabilidade, especialmente aqueles em cumprimento ou egressos de medidas socioeducativas, em situação de acolhimento institucional ou resgatados de situação de trabalho infantil, com idades entre 14 e 21 anos, em programas de aprendizagem e cursos de formação inicial e continuada (FIC) ou qualificação profissional. 

Já no dia 18, o CIEE/MG vai promover no dia 18, às 16 horas, uma live para debater os "Desafios da Inserção de jovens no mercado de trabalho". As professoras Michelle Campos e Juliana Gaudêncio são as nossas convidadas e a transmissão será feita pelo Instagram do CIEE / MG @ciee.mg 

No Triângulo Mineiro, ambém no dia 18, a responsável pela Unidade de Atendimento do CIEE / MG em Uberaba, Sônia Oliveira participa de uma bate-papo com alunos da escola Grau Técnico pra falar sobre Estágio e Mercado de trabalho.

Notícias relacionadas

No Dia Internacional do Jovem Trabalhador, o CIEE/MG homenageia os adolescentes e  Jovens que fazem parte do programa Aprendiz e agradece às empresas …

Leia mais