Notícias

CIEE / MG: Consciência Negra, mais que uma data, um assunto necessário

Consciência Negra, mais que uma data, um assunto necessário

No dia 20 de novembro, é celebrado no Brasil o Dia Nacional da Consciência Negra. Instituída pela Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011, a data foi escolhida por coincidir com o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, que liderou a luta pela libertação do povo contra o sistema escravista.

 Atualmente, o significado desta data tem maior peso e relevância, pois suscita debates e temas como racismo, discriminação, igualdade social, inclusão de afro descendentes em diversos segmentos da sociedade e a cultura afro-brasileira.

Para o CIEE / MG, uma das pautas de maior evidência se refere à inserção no mercado de trabalho, pois trabalhamos incansavelmente no combate à desigualdade e para que os jovens sejam contemplados com a primeira oportunidade, seja de estágio ou aprendizagem, com igualdade de condições.  

Neste sentido, ainda há muito o que se fazer, pois para se ter uma ideia da dimensão da desigualdade no mercado de trabalho, pesquisa divulgada pelo IBGE no ano passado coloca a população preta e parda do país entre maioria dos trabalhadores desocupados (64,2%) ou subutilizados (66,1%). O racismo estrutural, outra questão que apareceu com destaque na pesquisa, foi apontada como um das questões que mais preocupam a população negra (44%).

Notícias relacionadas

No Dia Internacional do Jovem Trabalhador, o CIEE/MG homenageia os adolescentes e  Jovens que fazem parte do programa Aprendiz e agradece às empresas …

Leia mais