No dia 27 de novembro, a assistente social do Centro de Integração Empresa-Escola de Minas Gerais (CIEE /MG), Luciana Souza Martins da Silva, realizou ação vinculada ao Programa de Orientação e Informação Profissional (PROIP) no Centro de Referência em Saúde Mental Infanto Juvenil (CERSAMI), localizada no bairro Padre Eustáquio em Belo Horizonte, aproximando a instituição das equipes responsáveis pelo atendimento em saúde mental de crianças e adolescentes.
O objetivo da iniciativa foi apresentar os programas de Estágio e Aprendizagem, bem como orientar sobre as possibilidades de encaminhamento de jovens em situação de vulnerabilidade.
A ação denominada Conecta foi possível em virtude de convite feito pela articuladora territorial Juliana de Abreu Silva, que intermediou a visita. Durante o encontro, os profissionais do CERSAMI relataram desafios vivenciados pelos adolescentes atendidos, como dificuldades significativas de inserção no mundo do trabalho decorrentes do contexto psicossocial, ausência de acompanhamento familiar, dependência química e questões institucionais.
Durante a reunião, Luciana Silva esclareceu dúvidas sobre cadastros, processos seletivos e formas de encaminhamento, reforçando a importância de apoiar o desenvolvimento dos jovens atendidos pela Rede de Atenção Psicossocial. Foram disponibilizados contatos para facilitar o acesso da equipe às orientações e aos serviços do CIEE/MG.
SECOM – CIEE/MG

Legenda: PROIP no CERSAMI, fortalecendo o apoio a jovens em situação de vulnerabilidade.