Notícias

Férias escolares oferecem oportunidade para estágios

Férias escolares oferecem oportunidade para estágios

Alexandre Cézar de Oliveira Melo*

Mesmo diante dos desafios que estamos enfrentando, devido à pandemia da Covid-19, empresas da iniciativa privada e de economia mista, órgãos públicos, entidades das classes profissional e empresarial, bem como instituições de ensino, na medida do possível, continuam se desdobrando para que as portas do mercado de trabalho continuem abertas para os jovens estudantes.

Diariamente, novas vagas são abertas para estudantes do Ensino Médio e Técnico, bem como da Educação Superior, inclusive nos períodos de férias escolares, mas muitos jovens optaram pelo descanso para recarregar as baterias neste período, após enfrentarem um ano escolar bastante atípico advindo do isolamento social e da experiência, às vezes traumática, com as aulas virtuais. Mas há outra parcela da comunidade estudantil que percebe esse momento como uma oportunidade e continua na luta em busca pelo tão sonhado estágio. E para esses, esta é uma das melhores épocas do ano para se conseguir um bom estágio.

Na avaliação de especialistas do Centro de Integração Empresa-Escola de Minas Gerais (CIEE / MG) que atuam com encaminhamento de estudantes, um recém-formado que não fez estágio leva mais tempo para conseguir um emprego porque não consegue atestar que conheceu a parte prática da profissão. O tempo de inserção no mercado de trabalho é menor para quem fez estágio, pois o ex-estagiário carrega, além da teoria, conhecimento profissional, social e cultural, assimilados durante o estágio. Esses conhecimentos são de fundamental importância para o desenvolvimento e para o futuro na carreira.

Reiteramos que apesar de todas as adversidades, a economia não paralisou e as empresas não param durante as férias escolares. Aconselhamos aos estudantes que mantenham o foco na conquista de uma vaga ideal neste período, uma vez que podem obter vantagem competitiva em relação aos colegas, pois encontram concorrência bem menor nos processos de seleção que oferecem bolsas-auxílio em torno de R$ 900,00, mas que podem chegar a até R$ 2 mil em algumas empresas.

Outro fator que torna o momento oportuno, diz respeito às formaturas no fim do ano. Como em dezembro muitos alunos terminam seus cursos e consequentemente o vínculo escolar, seus contratos de estágio são rescindidos. É facultativo às empresas a contratação desses jovens após o estágio e, em muitos casos isso ocorre, já que no estágio o estudante recebe um treinamento para a função. Assim, com a vaga de estágio disponível, o ciclo recomeça quando as empresas iniciam a seleção para a admissão de novos estagiários. Esse é um fenômeno que favorece o aumento das vagas de estágio entre os meses de janeiro e março, o qual chamamos de “sazonalidade estendida”.

Quanto às vagas de estágio disponíveis no mercado, identifica-se nas estatísticas do CIEE / MG um destaque histórico à área administrativa com uma média de 25% das oportunidades voltadas para estudantes dos cursos técnicos ou superiores de Administração ou gestão. Também há muito procura por parte das empresas para estágios nas áreas de comunicação e marketing, engenharias e tecnologia.

Para os estudantes, as inscrições no programa de Estágio do CIEE / MG, bem como as informações sobre vagas estão disponíveis em nosso site e convidamos as empresas interessadas em conhecer as vantagens na contratação de estagiários para que acessem também o nosso site ou entre em contato com o nosso call center pelo número (31) 3429-8100.

Professor e supervisor de Comunicação, Marketing e Ouvidoria do CIEE / MG

Notícias relacionadas